Logo do Site

Tudo sobre o menino Ney

Carreira

Categoria de base

Neymar chegou às categorias de base do Santos em 2002, aos 11 anos de idade, e desde muito novo passou a ser tratado como uma "joia" por seus diversos treinadores. Ainda na adolescência, já possuía grande atenção da mídia de maneira geral, chegando a participar de amistosos com jogadores que há muito já haviam se tornado profissionais. Também nas categorias de base e ainda muito novo, Neymar conheceu Paulo Henrique Ganso, este seria jogador do time santista, campeão de títulos como a Copa do Brasil de 2010 e Copa Libertadores de 2011 ao lado de Neymar. Depois de defender o São Paulo, Ganso se transferiu ao Sevilla.

Aos 14 anos, viajou para a Espanha visando fazer uma espécie de estágio no time do Real Madrid, que na época tinha no elenco craques como Ronaldo, Zinédine Zidane, David Beckham e Roberto Carlos. O jogador foi aprovado nos testes da equipe espanhola, e chegou a ser registrado na Federação Madrilenha de Futebol. Notando o interesse do Real no ainda adolescente Neymar e sob o risco de perder seu futuro craque, a diretoria do Santos pagou 1 milhão de reais ao jogador para que ele permanecesse nas categorias de base do clube e se tornasse profissional lá. A diretoria do Real Madrid achou que não valia a pena desembolsar esse dinheiro por um atleta de 14 anos.

base 1 base 2 base 3

Times profissionais

São 42 gols, somados jogos pelo Barcelona (ESP) e PSG (FRA). Neymar Jr também é o brasileiro com maior número de assistências (29) na Liga dos Campeões. Único jogador brasileiro a marcar gols em finais de Libertadores (2011) e Liga dos Campeões da Europa (2015) e ainda conquistar os respectivos títulos.

profissional 1 profissional 2 profissional 3

Seleção

Neymar recebeu sua primeira convocação em 26 de julho de 2010 pelo técnico Mano Menezes, que havia acabado de assumir o cargo. A convocação era para o amistoso contra os Estados Unidos, em Nova Jérsia. No jogo, o atacante abriu o placar marcando um gol de cabeça, o seu primeiro com a camisa canarinha.

Após ficar de fora da convocação seguinte devido ao seu atrito com Dorival Júnior no Santos, foi chamado novamente pela seleção no dia 29 de outubro para outro amistoso, desta vez contra a grande rival Argentina. Na partida, o jogador teve uma atuação razoável, mas não pôde evitar a derrota por 1 a 0, em gol marcado por Lionel Messi. No ano seguinte, continuou sendo chamado por Mano, agora para o amistoso contra a Escócia, realizado em 27 de março de 2011. Neste jogo, teve sua melhor atuação até então pela Seleção, marcando os dois gols da vitória por 2 a 0, um deles de pênalti, sofrido por ele próprio.

seleção 1 seleção 2 seleção 3